FIFRES DE GARONNE

João do Pife e a Banda Dois Irmãos são os convidados especiais do 24º Fifres de Garonne, festival programado para os dias 27, 28 e 29 de junho, em St. Pierre D’ Aurillac, interior da França.O artista caruaruense também ministrará uma oficina sobre a confecção de pífanos.
Como ação complementar a Página 21 fará uma apresentação sobre o Tocando Pífanos - encontro de bandas de pífanos, promovido pela empresa pernambucana desde 2009 -  com apresentação de palestra e montagem de stand com fotos, folders e vídeos sobre o evento.
Haverá,  ainda, o lançamento do livro Pífanos do Agreste, resultado de pesquisa sobre as bandas de pífanos nessa região de Pernambuco, também realizado pela produtora.
O Fifres de Garonne ocorre desde  1991, em St. Pierre D’ Aurillac, pequena cidade rural da França, às margens do rio Garonne, na região de Bourdeaux. O encontro nasceu da necessidade de se preservar a prática centenária de se tocar o pífano (fifres em francês) e o tambor na região. São três dias de música ao a livre, com performances, oficinas educativas e efetiva participação popular.
O intercâmbio entre a Página 21 e o Fifres de Garonne teve início em 2012, quando o Trio Serendou, formado por músicos do Niger e da França, participou da terceira edição do Tocando Pífanos, em Olinda. Naquele ano, o coordenador do festival francês, Pierre Scheidt,  foi um dos palestrantes no encontro brasileiro.
A participação da João do Pife e Banda Dois Irmãos com a Página 21 no Fifres de Garonne tem o incentivo do Funcultura.